quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Sóbrio ou ébrio, o fato é que está errado!


Quando dizem que no Amazonas até boi voa, as pessoas de fora não entendem ou levam na brincadeira por demais. Com talvez esteja sendo levada a reforma da Ponta Negra e suas 12 vítimas fatais nestes últimos três meses. O laudo do Serviço Geológico do Brasil foi taxativo: a Ponta Negra não serve comobalneário. Claro que o secretário municipal de infra-estrutura, Américo Gorayeb apressou-se em contestar o laudo. Mas com quê conhecimento técnico?

Bem, a obra ponto de vista técnico, teria que ter um Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto no Meio Ambiente (EIA/RIMA) sendo que ninguém sequer questionou sobre isso! Além disso a obra tem recursos federais (R$ 21 milhões) que foram repassados através do Ministério do Turismo e isso, por si só, já causa o automático interesse do Ministério Público Federal (MPF) e da Controladoria Geral da União (CGU). E não apenas por conta dos recursos, mas sobretudo porque em função dessas obras, 12 vidas já foram ceifadas.

Ora, Gorayeb, na tentativa de desqualificar o laudo, reclamou que os testes foram feito pelo diretor após ele ingerir seis latinhas de cerveja e após as 19h, quando não se tem mais os salva-vidas. Mas fica a dica para os meus colegas repórteres: perguntem a ele, na próxima coletiva, se foram feitos o EIA/RIMA. Mas no Amazonas é assim: quando algo desagrada, basta desqualificar que a vida segue e nada será resolvido.

O fato é que ficam se agarrando em filigranas e nada mudará. Ou melhor, serão gasto mais recursos de forma que sejam feitos reparos paliativos. Ou seja, a Ponta Negra será transformada em um saco sem fundo, literalmente.
E quanto às vidas que foram perdidas nessa obra? As famílias serão indenizadas? Alguém será responsabilizado? Aguardemos o desenrolar dos fatos!

3 comentários:

  1. Robson, assino embaixo do que você escreveu. Depois de ler as matérias que vem sendo publicadas ao longo desses meses, tenho me convencido de que, cada vez mais, a Prefeitura cometeu uma intervenção no mínimo criminosa ali. Fora o EIA/Rima, que até hoje ninguém sabe, ninguém viu, existe a questão das areias usadas na nova praia, que vinham sendo tiradas do outro lado do Rio Negro sem o menor cuidado técnico ou ambiental. Acho que a Prefeitura deve ser responsabilizada e punida severamente. Além disso, acho que tentar disciplinar a praia seria uma outra ação no sentido de evitar novas mortes. Na orla de Copacabana (RJ), por exemplo, você não pode passear com cachorros nem jogar bola à beira da praia... se for para manter a Ponta Negra como um dos nossos cartões-postais e uma balneário aberto ao público, todo mundo (poder público/população) deve fazer sua cota de sacrifícios... abs

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Eduardo! Mas a questão é que as pessoas por aqui deixam correr frouxo! Ninguém fala nada e, quando reclama, ainda recebe reprimenda! Defendo que a prefeitura seja responsabiizada, afinal de contas vidas se perderam em uma obra que pode até ser bonita, mas é fatal também!

    ResponderExcluir
  3. Isso sem contar que a licitação para fornecimento ao que consta nos bastidores foi refeita 3 vezes pois o "que devia" ganhar nao conseguia cobrir os preços.

    ResponderExcluir