segunda-feira, 13 de junho de 2011

Então dê seu jeito!

Não sei porque chamam de serviços de emergência, geralmente não atendem e, quando atendem, demoram a chegar. Sexta-feira passada, eram 20h30, quando a caixa da Telemar começou a pegar fogo. Minha mãe, apavorada, me avisa e pergunta para quem ligar. Passo a mão no celular e começo a via digitus, ops, crucis, de ligações.

Sempre dando ocupado ou que os operadores do 193 estavam ocupados, ligo para o 190, da polícia. Mais demora no atendimento e, enquanto isso, vou olhar a situação. A caixinha pegando fogo e as labaredas ameaçando subir o poste e atingir o transformador. Tento parar algum carro para pedir o extintor de incêndio para resolver o problema. Enquanto isso minha mãe tentando falar com os bombeiros.

Um carro pára para pedir informação e eu, com cara de desesperado, peço o extintor de incêndio do motorista e, ele, mais querendo a informação da rua que procurava, apenas baixa mais o vidro e olha ´para o poste pegando fogo e diz: olha, o poste tá pegando fogo.

Uma mulher baixa o vidro no assento de trás, e me pergunta qual o número do poste. Foi quando ele disse que trabalhava na Amazonas Energia e ia mandar alguém para resolver o problema. Mas não sem antes me perguntar onde era a rua que estavam procurando. Foi mais ou menos um suborno, não?

Minha mãe ainda tentava ligar para os bombeiros e para a polícia, que quando atendeu repetiu o que já havia me dito: ligue para o 193. Quando ela finalmente consegue, a atendente (mau atendente, no caso) lhe diz que não é da competência dos bombeiros esse tipo de ocorrência, indicando ligar para o 0800 da Amazonas Energia. Minha mãe argumenta que não tinha telefone convencional e a mau atendente sentencia: então dê seu jeito!

Mais desesperada que qualquer coisa, minha mãe vai buscar uma conta de luz para achar o número 0800 da Amazonas Energia. E eu, já enervado com a agonia da mamis, pego uma vasilha, encho de água e vou lá para tentar apagar o fogo e consigo na quarta tentativa quando vem chegando o carro da Amazonas Energia.

O motorista até olha para o que estou fazendo, mas diz que procura uma ocorrência em outra rua. Mas não havia, tento explicar a situação toda e ele segue o caminho dele, dizendo que voltaria. Minha mãe havia conseguido finalmente falar com a Amazonas Energia quando o carro volta. O cara desce do carro, vê que é a caixa da Telemar e diz que não pode resolver. Quer dizer...

Passado o sufoco, minha mãe conta a agonia que foi o atendimento da Amazonas Energia. Primeiro entra o atendimento eletrônico, não sem antes uma mensagem de 30 segundos avisando que está sendo feita uma pesquisa sobre a qualidade do atendimento. Se ela soubesse o que mamis iria dizer, certamente não iria querer saber de oferecer este tipo de pesquisa.

Mas esse é um caso que pode servir para reflexão. Nesses casos, para quem iremos reclamar? Para a Arsam, que não tem plantão? E, mesmo que tivesse, iria fazer o quê? Reclamar no Procon resolveria? Me diga aí você o que faria. Podemos sugerir uma emenda popular para esse e tantos outros casos que acontecem diariamente. O que não podemos é ficar calados.

Já fizemos queixa na Amazonas Energia! Não sei no que vai dar ou se entrará apenas para as estatísticas deles. Mas enfim...


Um comentário:

  1. Meu amigo, vou lhe dizer uma coisa. isso não acontece só com o 190 e o 193 não... cansei de ligar para a Semmas, que não dá jeito de vez em um bar aqui próximo... É um descaso sem tamanho conosco, que afinal pagamos os selários dessa (mau) e de outros atendentes.
    Acho que só esculhambando no Ministério Público pra ver se dá em alguma coisa!!

    ResponderExcluir