segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Da miguelagem que foi o veto aos royalties!

Quem tem um discurso de que quer reduzir a pobreza no Brasil e distribuir renda tem uma missão árdua para colocar este discurso na prática. Na discussão sobre a distribuição dos royalties do petóleo, mais do que querer colocar esse discurso na prática, a presidente Dilma Roussef quis fazer um jogo de cena com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, estado que é o maior produtor de petróleo do país e aliado do PT.
As argumentações eram de que o Rio de Janeiro teria muitos prejuízos e atrapalhariam as obras para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Ora, em todo e qualquer desses eventos esportivos, todo país organizador sempre teve lucro. Com a exceção da África do Sul, mas que tem o mesmo motivo pelo qual o Brasil terá prejuízo: corrupção!
Ora, com o grau de superfaturamento, de pagamenrto de propina e do direcionamento de obras para as empresas dos amigos ou de financiadoras de campanha, não é de se admirar que, mesmo há um ano e meio da Copa e três anos e meio das olimpíadas, já estejam fazendo os cálculos dos prejuizos. E não apenas prejuízos econômicos como eleitorais.
Ao vetar a distribuição dos royalties, Dilma ficou bem com seu aliado Cabral. A votação do veto será nesta terça-feira (11) e não vi nenhuma movimentação do Palácio do Planalto para que seja mantido o veto. Muito a contrário. Quem acompanhar a votação verá que os parlamentares do PT votarem pela derrubada do veto e tudo fica bem para o PT no restante do país.
O petróleo é uma riqueza do país e nada mais justo que dividir entre os entes federados. Isso sim é colocar na prática o discurso da distribuição de riqueza e diminuir a pobreza no país, fortalecer a economia dos estados. Não é pura e simplesmente distribuir os projetos assistenciais que acabam se consolidando como programas assistencialistas que vão contra o que o próprio ex-presidente Lua disse: vou ensinar a pesacar e não dar o peixe.
Bem, no momento e até hoje, só vi o governo federal dando peixe!

2 comentários: