segunda-feira, 23 de maio de 2011

É essa a nossa paga presidente Dilma?

Há pouco mais de dois meses ouvi a presidente Dilma Hussein, ops, Roussef anunciar que prorrogaria os incentivos fiscais por mais 50 anos. Imaginei de imediato o fim do tema não ser colocado no discursos dos candidatos a deputados federais que se acotovelam em dizer que lutará em defesa da Zona Franca. mas depois pensei: esses mesmos candidatos irão dizer: foi por minha intervenção que a presidente Dilma prorrogou por mais 50 anos a ZFM.

Também lembro que nas eleições do ano passado o Amazonas deu mais de 80% dos votos para a então candidata a presidente Dilma, fato repetido apenas nas eleições do ex-presidente Lula, que honrou os compromissos de liberar mais recursos para investimentos em infra-estrutura como para o programa Luz para Todos. E este tipo de investimento, em um estado com dimensões continentais, é de fundamental importância.


A edição da Medida Provisória 534 que incluiu os tablets na chamada "Lei do Bem", primeiro passo para a produção dos equipamentos no Brasil. A MP altera o artigo 28 da lei número 11.196/2005 e serão beneficiados dispositivos "que tenham uma unidade central de processamento com entrada e saída de dados por meio de uma tela sensível ao toque de área superior a 140 centímetros quadrados".


E como a bancada de burrinhos de presépio que o Amazonas tem tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, não houve sequer um mínimo de resistência para esse medida fosse tomada. Dos oito deputados, apenas Pauderney Avelino (DEM) demonstrou uma reação e os demais foram pegos de calças curtas. Todos habituados a baixar a cabeça para tudo que o Palácio do Planalto. No senado, pior ainda. Os três arremedos de senadores não fazem nada a não ser defender os seus próprios interesses. Basta ler os seus pronunciamentos.


Para quem dá mais de 80% de votos, desconfio que o tratamento deveria ser outro. Mas independente dessa votação, deveria ser levado em consideração que o Amazonas, a exemplo de outros estados da região Norte como Roraima, Amapá e Acre, precisam de mais investimentos em função do isolamento geográfico. Mais que isso, deveria dar sustentabilidade ao modelo Zona Franca enquanto esses estados buscam desenvolver seus potenciais econômicos..


Não se sabe ainda o impacto dessa medida provisória sobre a ZFM, mas pode ser o início de uma série de outras medidas mais danosas. Como bem o disse Pauderney, "essa MP é nada mais, nada menos, que um estelionato eleitoral". É essa a nossa paga presidente Dilma?



Um comentário:

  1. Também venho escrevendo sobre isso na Tribo dos Manaós desde a semana passada. Mandei e-mail prá todos os bundões federais e NINGUÉM respondeu. E Dudu ainda perde uma preciosa segunda feira prá conversasr com vereador sobre reforma política.

    ResponderExcluir