quarta-feira, 1 de junho de 2011

Futebol profissional no Amazonas? Estás brincando!

Li no jornal A Crítica que os dirigentes de futebol querem mais dinheiro do poder público para que o esporte se desenvolva. Mas esses mesmo dirigentes esquecem que já receberam dinheiro demais nos últimos 20 anos pelo menos, seja diretamente ou seja por incentivos fiscais. Falta mesmo é profissionalismo para esses mesmos dirigentes. Senão vejamos.

Lembro que há alguns anos fui captar recursos junto ás empresas do Pólo Industrial para alguns clubes. A primeira exigência que as empresas fazem é ter um projeto detalhado mostrando onde os recursos serão investidos, qual o retorno da empresa, o que é justo. A elaboração desses projetos inclui um plano de comunicação, planejamentos estratégico e gestão profissional.

Como era um investimento, fiz o projeto e os dirigentes dos clubes deram a primeira mostra de que ainda tinha muito a aprender. Pediram para refazer o projeto, mais exatamente a parte da planilha de custos porque estava muito detalhada. Como assim? Mas é exatamente essa transparência que as empresas patrocinadoras querem. Desisti.

Falei em incentivos fiscais, não foi? No final dos anos 90 e começo de 2000, o governo estadual manteve o programa ‘Eu quero a nota’, em que as pessoas trocavam notas fiscais por ingressos para os jogos do campeonato amazonense e das demais competições como a Copa Norte e série B do Campeonato Brasileiro, em que o São Raimundo era o representante amazonense.

Mas dirigente brasileiro, e mais especialmente o amazonense, não tem jeito. Os borderôs mostravam que sempre havia público nos jogos, mesmo que as arquibancadas quase vazias dissessem o contrário. Isso no campeonato estadual, na Copa Norte era casa cheia sempre. Ou seja, os clubes recebiam o reembolso do governo por ingressos que foram troados sabe-se lá por quem.

Nesse espaço de tempo o São Raimundo poderia, em função do que arrecadou, ter feito uma bela reforma no seu estádio, o Ismael Benigno, mas nada fez e hoje pede recursos do governo do estado para que o estádio esteja em condições para ser um campo de treinamento para uma das seleções que disputará a primeira fase da Copa do Mundo em 2014.

No ano passado me chamaram para dar uma força novamente elaborando um projeto para captação de patrocínio. A primeira reunião tudo ok. Levei os dirigentes a um órgão público e, para segunda reunião, quando o projeto ainda sofria ajustes, não na planilha de custos, mas no Plano de Comunicação, já havia sido feita uma reunião sem sequer ter sido chamado para participar. Ou seja, pernada. O clube ainda deve pelo projeto que foi acertado ser pago. Nem espero receber. Aprendi que quem deve, procura quitar suas dívidas.


Um comentário:

  1. Querido Mestre,
    Sou um dos que, como você, bateu perna pra ajudar o meu clube de coração. O Seu Mundico, Tufão da Colina, também conhecido como São Raimundo e até hoje não engulo o fato de termos tido tantas chances de subirmos pra Série A do Campeonato Brasileiro. Hoje? bem, hoje não existe letra no alfabeto pra nos mostrar em que série nós estamos.
    O senhor Ivan Guimarães, esse baluarte do futebol Baré, esteve a frente do Tufão durante aquele período áureo do Futebol do São Raimundo e nós já sabemos no que deu. Fico mais pasmo ainda, quando vejo que quem está no comando maior do nosso futebol é o mesmo descarado que abocanhou toda a grana que o pobre Tufão conseguiu naqueles anos. Resultado, caímos e caímos e caímos...E a Colina, nossa casa, parece uma lixeira gigante. Uma profunda tristeza ver um local onde poderia, e pode, ser o berço de um possível renascimento do nosso futebol jogado as traças.
    Bato boca de vez em quando no Twitter com caras que acham ridículo os amazonenses torcerem pra clubes de outros estados, principalmente pro times do sudeste do país. Amigos, criticar quem torce pra outros clubes não vai em nada adiantar. O torcedor local não é babaca de ir pra um chiqueiro, pra ver os mesmos jogadores que ontem atuavam no campeonato do bairro. O torcedor prefere ficar em casa, no conforto e segurança do seu lar pra assistir bons jogos do que enfrentar engarrafamentos gigantescos, gastar gasolina, deixar o carro a quilômetros de distância do local do jogo e ainda ver um futebol de baixa qualidade.
    Nenhuma empresa que se preze, vai apoiar um projeto em que ela não tenha um retorno aceitável. O Governo que se preze, não pode deixar de utilizar recursos para a educação, saúde ou segurança pra dar dinheiro a dirigente de clube de futebol, pior ainda, dar dinheiro publico a gente que provou ser incompetente em diversas vezes.
    Eu poderia elencar aqui uma centena ou mais de itens que fazem do nosso futebol uma aberração nacional, mas tenho de deixar espaço pra outros comentário, certo?
    Mas, com toda a certeza, a primeira coisa a ser feita para que o nosso futebol renasça, é mudar a mentalidade de quem se diz comanda-lo. Chega de pedir socorro ao Governo, têm de aparecer alguem com um PROJETO sério e que seja levado ao conhecimento do torcedor e de empresas que queiram apoiar o nosso futebol.
    Chega de "dirigentes múmias", a Copa de 2012 tá aí, batendo a nossa porta e os mesmos caras de 20anos atrás continuam a frente dessa galhofa.
    Acho que já deu, né?
    Bola pra frente, porque mais atrás do que nós estamos, só jogando com uma BOLA QUADRADA.

    ResponderExcluir