quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

E para a TV Cultura, nada?

A Transmissão do desfile de carnaval de Manaus será lembrado por muitos anos pela sua quase não-transmissão pela TV Em Tempo. Afinal de contas, só o governo do Estado, através da AmazonasTur desembolsou R$ 1.134.000,00. Após intenso bombardeio através das redes sociais o governador Oma Aziz afirmou que a emissora terá que devolver o dinheiro. A Prefeitura de Manaus, também uma das patrocinadoras, não se manifestou a respeito.


Mas mais do que isto, este caso tem que servir para levantar um outro questionamento: o sucateamento da televisão estatal. Sim, a exemplo de outros estados, o Amazonas possui uma televisão, a TV Cultura. Sofrendo de sucateamento desde 2007, o ápice da ingerência foi em 2009, quando cansados de negociar e não serem atendidos, os funcionários decidiram entrar em greve e mantiveram um blog contando o desenrolar da luta. E não à toa, apesar de a direção da emissora negar categórica e peremptoriamente que não estava sucateada, o diretor técnico José Nilson de Oliveira mostrava justamente o contrário conforme ofício abaixo:

Sabe-se que os custos operacionais de manter uma emissora de televisão são altos, mas mesmo assim, se somarmos tudo o que o governo do Estado já pagou para cobertura de eventos para outras emissoras, seria mais do que suficiente para a própria TV Cultura ser equipada e pagar salários mais dignos para o seus funcionários. 
 
Até 2007 a emissora tinha uma programação local considerável e com boa qualidade, garantindo inclusive a captação de apoios culturais. A briga foi intensa entre o funionários em greve e o então governador Eduardo Braga, chegando inclusive a ser utilizada na campanha para o senado, conforme este video. Já que o governador Omar Aziz afirmou que pedirá o ressarcimento para o grupo Em Tempo, seria um avanço ainda maior fazer investimentos nos equipamentos da TV Cultura, reativar a sua programação de programação local e dar uma opção para a população.

Senhor governador, esta é uma grande oportunidade para mostrar que realmente se está trabalhando para criar oportunidades. Para quê pagar altos valores para grupos particulares, quando se pode investir na instituição da casa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário