sábado, 30 de julho de 2011

Careiro lança Programa de Mecanização Agrícola

O Careiro Castanho lança o Programa de Mecanização Agrícola e beneficia cem produtores rurais do município. Ao invés de provocar desmatamento ou queimadas, a prefeitura do Careiro usou máquinas para preparar o solo. Nessa etapa, foram atendidas propriedades com dois hectares e foram investidos R$ 400 mil de recursos das própria prefeitura. “Estamos saindo da idade da pedra no tocante à preparação do solo, deixando de usar o machado e as motosserras para desmatar, evitando queimadas, para usar de uma forma racional a terra, aproveitando a formação do solo para realizar o plantio”, afirmou o prefeito Joel Lobo (DEM). O programa foi lan çado nesta sexta-feira (29.07).

A escolha dos produtores foi feita através de um levantamento da Secretaria de Agricultura do município, que detectou as propriedades com os terrenos mais degradados e que estão mais próximos dos ramais para possibilitar o acesso das máquinas para fazer o preparo do solo. Os produtores ainda receberão adubo para fazer correção do solo. “São pequenas medidas que fazemos dentro das nossas possibilidades, mas que podem servir de exemplo para outros municípios também seguirem. Vivemos em um mundo de alta tecnologia, com agricultura de precisão, não é admissível que aqui no Amazonas ainda façamos uma agricultura no machado e na motoserra”, salientou Lobo.

Uma outra preocupação do prefeito mostrada com o lançamento do programa de mecanização agrícola é em relação à preservação do meio ambiente. Com o uso de tratores, evita-se sobretudo as queimadas, que é tão prejudicial e pode causar danos irreparáveis. “Temos tecnologias hoje que devem ser usadas para preservar nossos mananciais e que otimizem a utilização do solo. Em um queimada, perdem-se muitos nutrientes e aumenta o custo com produtos para fazer correção do solo. Isso inviabiliza principalmente os pequenos produtores, aqueles que movimentam a economia na zona rural dos municípios”, disse o prefeito Joel Lobo.

O programa de Mecanização Agrícola segue a mesma linha de raciocínio que marca a gestão de Joel Lobo, que mantém ainda o programa Água para todos, que já está sendo copiado por outros municípios como o Iranduba, Autazes e já foi anunciado pelo vice-presidente Michel Temer, que será desenvolvido pelo governo federal. “Fico contente que essas ideias que estão sendo desenvolvidas pela nossa gestão ganhe não apenas uma boa repercussão, mas que seja implantado em outros municípios. Ainda temos muito a contribuir e é isso que faremos, como pôde ser mostrado na área esportiva”, disse Lobo, referindo-se ao lançamento da Praça da Juventude, a primeira da região Norte, e ao início das obras da minivila olímpica que deve ser inaugurada até o final do ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário