sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Vamos ter calma com o Ronda dos Bairros

Passada uma semana da implementação do programa Ronda dos Bairros na Zona Norte de Manaus, a Secretaria de Segurança Pública divulgou as primeiras estatísticas apontando uma queda de 8% nos registros de criminalidade nos dez bairros que abrangem a referida região. É um dado significativo não fosse algumas ressalvas.

1 - É pouco tempo para lançar dados e dizer que o programa é um sucesso. Não se pode fazer uma avaliação precoce de um programa de tamanha relevância apenas para atender caprichos ou dar uma resposta à sociedade que tanto anseia por mais segurança.

2 - Paciência. Foi este o pedido do governador Omar Aziz quando do lançamento do programa há uma semana com toda pompa e circunstância. Paciência governador. Também queremos que o programa dê certo, mas que enquanto ele não é implementado nos outros bairros, tome-se providências para garantir a segurança do cidadão nos outros bairros da cidade. Não adianta reduzir os dados na Zona Norte e os das outras regiões explodirem.

3 - Há confiança nos dados? Ora, se vemos que há dificuldade em se fazer queixas nas delegacias, obviamente que muitas ocorrências sequer são registradas! Antes de sequer fazer campanha para que as pessoas façam o registro das ocorrências, é preciso equipar as delegacias e melhorar as condições do registro. Não raro uma pessoa tem que fazer uma verdadeira via crucis para registrar queixa e acaba desistindo. Outras, já sabendo desse infortúnio, nem vai atrás de fazer. Então não temos como confiar nos dados da SSP!

Podem haver outros questionamentos, mas prefiro ficar nestes, por enquanto. 

Se quero que o programa dê certo? Naturalmente! Aliás, se houvesse um sistema de vigilância com câmeras seria melhor ainda, pois seria uma forma de inibir mais ainda a ação dos criminosos. Tecnologia embarcada é bom, mas também dá a impressão e que é mais para vigiar os policiais do que propriamente combater o crime.

Segue o release da Secretaria de Segurança Pública:
Post scriptum: Aproveiteme comparem com os textos que são publicados nos jornais, sites e blogs de notícia.

ZONA NORTE
Criminalidade cai 8% na primeira semana do Ronda no Bairro

Dados comparativos divulgados pela Secretaria de Segurança Pública nesta quinta-feira apontam uma redução de 8% no índice de criminalidade dos dez bairros da zona Norte de Manaus na primeira semana de operação do Ronda no Bairro, quando o policiamento foi reforçado com mais 1.679 policiais civis e militares. O programa foi lançado pelo governador Omar Aziz na última quinta-feira, início do período de Carnaval.

Os indicadores fazem referência ao quantitativo de homicídio, latrocínio, tentativa de homicídio, estupro, roubo e furto. Segundo as estatísticas da SSP, três homicídios foram registrados na zona Norte, a mais populosa da capital, enquanto as outras três zonas registravam juntas 11 ocorrências desse crime. Em 2011, foram anotados quatro homicídios durante o Carnaval.
Na natureza latrocínio (roubo seguido de morte), nenhuma ocorrência. Os dados mostram redução dos roubos e furtos: em 2011, foram 93 casos, contra 83 neste ano. No item tentativa de homicídio, a redução foi de 50% com duas ocorrências, contra quatro em 2011.

Para o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, esse resultado expressa uma satisfação para todos os operadores do Ronda no Bairro, mas ele alerta que só depois de três meses é que se terá uma noção mais clara da eficácia do policiamento comunitário que está sendo desenvolvido. “Tudo ainda está na fase de adaptação, tanto da parte dos policiais quanto da população. Os policiais aplicam o que aprenderam sobre policiamento comunitário e o cidadão responde com a sensação de segurança”, disse.

Vital afirmou que tem ido pessoalmente às comunidades colher o sentimento do cidadão após o início do Ronda no Bairro e aponta que as impressões são bastante favoráveis. “Eu poderia me basear pela opinião dos amigos, mas esses são suspeitos. Então, melhor ouvir o que a população está sentindo com a polícia mais perto dela, para não ficar só nos números estatísticos, que esses apontam melhorias no combate à criminalidade”.
O secretário faz questão de alertar que nesse primeiro momento é natural que haja um crescimento na quantidade de registros de ocorrências reprimidas. Ele cita como exemplo os furtos, que nem sempre o cidadão se dava ao trabalho de ir a uma delegacia registrar, e agora, com a polícia bem ao seu alcance, ele faz questão isso com muita facilidade.

Segundo o coordenador da comissão da SSP para implantação do Ronda no Bairro, tenente-coronel PM Amadeu Soares, já está sendo feita a distribuição em cada residência da zona Norte dos adesivos chamados de ímã-de-geladeira e um folder contendo a foto dos policiais militares e o telefone instalados nas viaturas que já estão atuando em cada um dos 41 setores da zona norte. “Será mais uma forma de aproximar o cidadão do policial que está atuando na sua rua”, afirmou.

2 comentários:

  1. Vou usar o pedido do turco: paciência. Aguardar para ver o efetivo resultado e o desenrolar dos acontecimentos. Tem tudo prá dar certo, na concepção do projeto. Por enquanto é tudo muito preliminar.

    ResponderExcluir
  2. Robson, fico triste em ver que os colegas jornalistas caíram nessa lorota tão facilmente. Uma semana é um tempo muito exíguo para se ter uma real dimensão da efetividade do programa e o feriado de Carnaval é um período atípico, que não reflete o dia a dia e o cotidiano de nenhuma comunidade. Por ora, o que temos são especulações, impressões e nenhum dado real e verificável. Como você bem lembrou, até mesmo o governador pediu paciência nesses primeiros momentos e só depois de três meses - como disse o secretário - será possível fazer algum balanço mais próximo da realidade. Acho que, como seres críticos que somos, devemos ir além desse mise-en-scène proposto pelo governo do estado e torcer para que o programa tenha o efeito desejado. Abs,

    ResponderExcluir