sexta-feira, 8 de abril de 2011

Programa Nacional de Hidrovias terá R$ 14 bi em oito anos

A região norte será beneficiada com investimentos de R$ 14 bilhões nos próximo oito anos para a implementação do Programa Nacional de Hidrovias. O anúncio foi feito pelo diretor geral do Departamento Nacional de InfraEstrutura dos Transportes (DNiT), Luís Antônio Pagot, na tarde desta sexta-feira, 08.04, durante a transmissão de cargo da superintendência que abrange Amazonas e Roraima. Assume o DNIT-AM-RR o engenheiro Afonso Lins. Até 2014 serão investidos R$ 2,9 bilhões no Amazonas.

Dentro dessas propostas de hidrovias, estão a construção de novos portos em Manaus, Itacoatiara e Parintins, que garantirá o crescimento da região no transporte dos insumos dos produtos da Zona Franca de Manaus, bem como o de produtos da e para a América do Sul. “Serão feitos investimentos nas hidrovias para ligar o Amazonas não apenas para o restante do país, mas também para toda a América do Sul através das hidrovias do Madeira e também a construção de portos em Tabatinga e no Rio Negro. Assim a região crescerá de forma consistente”, afirmou Pagot.

Para o novo superintendente do DNIT-AM-RR, Afonso Lins, o maior desafio será a reestruturação da rodovia BR-319 e a BR-230. “Não há dúvida da importância que tem hoje a conclusão da BR-319 que reduzirá custos de transportes dos produtos da Zona Franca e também do transportes da safra do Centro-Oeste. Falta apenas as licenças ambientais, mas isso já está sendo tratado e acredito que o mais breve possível poderemos iniciar as obras que faltam”, afirmou Lins.

Quanto a BR 230, a Transamazônica, todos os procedimentos já estão sendo feitos, como estudo de impacto ambiental e sendo encaminhados todos os licenciamentos para que as obras comecem. “Temos uma legislação a respeitar e é isso que faremos. Como bem o disse o Pagot, os órgãos fiscalizadores devem ser respeitados, não temidos. Veremos todas as necessidades e cumpriremos as exigências vigentes”, disse Lins.

Estiveram presentes os prefeitos de Apuí, Marcos da Macil, do Careiro, Joel Lobo, e de Itacoatiara, Antônio Peixoto. Marcos da Macil disse que a conclusão da BR-319 e se sair a BR 230 será fundamental para o desenvolvimento do sul do Amazonas. “O Afonso Lins conhece a realidade da nossa região e sabe da importância dessas ruas rodovias. Isso será suficiente para que chegue o desenvolvimento não apenas para Apuí, mas para toda a região”, disse. O prefeito Joel Lobo salientou que a BR-319 beneficiará a produção da região do Careiro. “Poderemos reduzir custos de insumos de matérias-primas para a pecuária com a melhoria da qualidade da BR-319 e, com isso, reduzir o preço final ao consumidor desses produtos”, explicou Lobo.

Para o prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto, o novo porto de Itacoatiara será de fundamental importância para que o município volte a crescer. “Tivemos muitos projetos que foram deixados de lado porque não havia uma infra-estrutura portuária que desse suporte. Agora com esse novo porto, esses projetos podem ser retomados e Itacoatiara voltará a crescer como merece sua população”, concluiu.

Violência: um assunto para se discutir!

Campanha de desarmamento, campanhas pela paz nas ruas, nas favelas, contra isso contra aquilo, mas parece que nada pára a escalada da violência no Brasil. A tragédia que aconteceu em Realengo, no Rio de Janeiro traz um si um componente que as pessoas ignoram ou deixam de lado por mostrar o “lado negro” de cada um.

Entre atônitos e indignados, não foram raras as manifestações de verdadeira ira, um dos pecados capitais, que eu vi se manifestarem pelas redes sociais. Até mesmo o ressurgimento da discussão da pena de morte surgiu e houve quem defendesse. Entendo esse tipo de manifestação pela comoção causada pelo covarde e insano ataque de uma pessoa a uma escola. Mas é preciso ter cuidado para que de remédio não se passe a veneno ao errar na dose do medicamento. É difícil dominar a indignação e não exagerar no que se diz e no que se passa a defender!


Também foi questionada a cobertura feita pelos veículos de comunicação, mostrando de forma sensacionalista o fato já por demais sensacional. A busca pela informação não deve quebrar os padrões morais e éticos, menos ainda chegar ao exagero de querer mostrar crianças feridas no horário da refeição. A notícia, por mais tenebrosa que seja, deve dada com sobriedade. Vi que o ataque às torres gêmeas em 2001 acusou impacto no rapaz que perpretou o ataque na escola em Realengo. Isso por si só já deve ser usado como exemplo para que os caros amigos jornalistas tratem melhor as informações dessa natureza.

Imagino o quanto os apresentadores de programas sensacionalistas irão vociferar pelos próximos meses pedindo das autoridades a tomada de medidas das mais estapafúrdias possíveis e imagináveis. Gostaria que a primeira fosse a retirada do ar desses mesmos programas mundo cão, verdadeiras escolas da supressão de direitos básicos constitucionais e de apologia a violência. Ah, eles têm direito de expressão? Claro. Mas isso não permite a eles descumprir a Código Penal Brasileiro:
Código Penal
SECÇÃO II
Dos crimes contra a paz pública
Artigo 297º
Instigação pública a um crime
1 – Quem, em reunião pública, através de meio de comunicação social, por divulgação de escrito ou outro meio de reprodução técnica, provocar ou incitar à prática de um crime determinado é punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal,
2 – É correspondentemente aplicável o disposto no nº 2 do artigo 295º.
Artigo 298º
Apologia pública de um crime
1 – Quem, em reunião pública, através de meio de comunicação social, por divulgação de escrito ou outro meio de reprodução técnica, recompensar ou louvar outra pessoa por ter praticado um crime, de forma adequada a criar perigo da prática de outro crime da mesma espécie, é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 60 dias, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal.
2 – É correspondentemente aplicável o disposto no nº 2 do artigo 295º
Artigo 299º
Associação criminosa
1 – Quem promover ou fundar grupo, organização ou associação cuja finalidade ou actividade seja dirigida à prática de um ou mais crimes é punido com pena de prisão de um a cinco anos.

2 – Na mesma pena incorre quem fizer parte de tais grupos, organizações ou associações ou quem os apoiar, nomeadamente fornecendo armas, munições, instrumentos de crime, guarda ou locais para as reuniões, ou qualquer auxílio para que se recrute
Ora, defender a lei quebrando a lei visando alguma vantagem, invariavelmente um lugar em uma Câmara Municipal ou Assembleia Legislativa, explorando a ignorância e incitando crime de ódio, para mim, parece ser a mesma coisa que pegar uma arma, invadir uma escola e atirar em crianças.

A situação revela fragilidades e expõe que temos muito ainda a avançar em vários quesitos, mas sobretudo no que tange às relações sociais. Não vale querer usar religião ou outro tipo de causa única porque o ser humano é bem mais complexo que isso. Não há apenas uma causa!

É um momento para refletirmos sobre o assunto e buscar soluções. O que nos diferencia dos animais é a inteligência! Usemo-la!


quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ser jornalista não é das tarefas mais fáceis!

A profissão de jornalismo não é aquele glamour todo que passa em filmes e novelas. Não é estar em cima das notícias o tempo todo, já que o fato não escolhe hora nem local. E, como não somos adivinhos, estamos sempre atrás da notícia.

Sempre queremos dar notícias boas, mas a prática é outra: notícia ruim é que vende! Essa lógica perversa se baseia na insana idéia de que os seres humanos ficam mais curiosos com tragédias e desastres, falcatruas e atos de corrupção, crimes e coisas absurdas das quais nem gosto de lembrar ou falar. Não gosto de incitar nenhum tipo de ato anormal! E para mim ato anormal é qualquer um que agrida de qualquer forma um outro ser humano.

A bem da verdade meu desejo é inverter essa lógica perversa! Por isso coloco aqui algumas coisas que eu realmente gostaria de noticiar:

Queria noticiar que todos os parlamentares do Amazonas cumprem seu papel de fiscalizar o Executivo e não que a maioria é subserviente.

Queria noticiar que não há problemas no trânsito e o sistema de transporte coletivo de Manaus é exemplar!

Queria noticiar que não há policiais corruptos e a segurança vai bem no Amazonas!

Queria noticiar que não houve obras fantasmas no Alto Solimões e que os recursos foram realmente aplicados!

Queria noticiar que a ponte sobre o rio Negro não foi superfaturada e já foi entregue!

Infelizmente, somos jornalistas e não ficcionistas. O nosso compromisso é com a informação, mesmo que a dos donos dos veículos de comunicação não seja e, na maioria das vezes, aquelas reportagens que queremos mostrar ficam guardadas em gavetas. Ou pura e simplesmente são cortadas!

Felizmente, os avanços tecnológicos são tantos que não existem apenas os veículos de comunicação e há a possibilidade de divulgar essas notícias não mais apenas em nossa cidade ou estado. As fronteiras praticamente sumiram e podemos mandar um e-mail, dar um tuíte ou postar um vídeo no YouTube e as pessoas poderão acessar as informações das mais variadas!

Dessa forma, o jornalismo ganhou mais força! Mesmo que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), GIlmar Mendes, diga que não precisa de diploma para ser jornalista. Mas ainda assim é preciso ter o registro! E isso é o mais importante! A luta é essa! Se a categoria fosse mais unida, não chegaríamos a tanto. os donos de veículos fomentam essa rixa, rivalidade, entre colegas, para que eles não se unam e fiquem fortes! Fortes, podem exigir melhores condições de trabalho e salários mais dignos! Fortes, podem tudo!

Infelizmente, tenho compromisso com a informação e essa é a mais dura delas a passar: jornalistas não são unidos!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Quantas vidas mais?

Todos os dias as notícias de acidentes de trânsito passam por nós de forma corriqueira. Ontem, foi mais um que, de forma violenta, engrossou a triste estatística do trânsito em Manaus. E aí os problemas são inúmeros que vai desde a manutenção dos ônibus, passa pela sinalização das vias e termina com a engenharia de tráfego que simplesmente inexiste.

O ônibus biarticulado foi herança do sistema expresso, implantado pelo então prefeito Alfredo Nascimento (pronto, agora o Amazonino pode dizer que isso é problema da gestão antepassada, e não apenas da passada), portanto, não tem menos de oito anos circulando na cidade e carece de maior atenção na revisão.

Diariamente discutimos (para quem é usuário do tuíter) problemas no trânsito, apontamos eventuais soluções, mas o fato é que o poder público de fato faz quase nada. A impressão que tenho, e não apenas eu, é que se espera chegar a níveis insustentáveis para se declarar estado de emergência e poder tomar medidas sem licitação.

Conversei ontem com o presidente da Federação das Cooperativas de Transportes do Amazonas (Fecootram), Equias Subrinho, e o questionei sobre se as cooperativas tinham condições de entrar no sistema urbano. A resposta foi positiva e ele disse que não entrou até o momento porque não deixaram.

Porque cito logo de cara as cooperativas para atuar no sistema de transporte? Por não visarem fins lucrativos e sim o bem estar dos cooperados, elas podem baixar os custos e manter a tarifa no mesmo preço de hoje: R$ 2,25. E provaram isso em 2009, quando o prefeito quis passar a tarifa do transporte executivo de R$ 2,50 para R$ 3,00 e as cooperativas se recusaram porque muitas pessoas migrariam para o já saturado sistema urbano.

O resultado dessa “rebeldia” foi colhido no final do ano passado, quando foi anunciado o edital de licitação do transporte: as cooperativas foram excluídas da licitação pura e simplesmente. No lugar foram colocadas empresas que já operam no sistema. Tire suas conclusões! Aliás, já havia sugerido que as cooperativas fizessem transporte escolar e reduzissem o número de carros em filas duplas na frente das escolas particulares. Também não lhes foi permitido. Porque será?

Mas a questão é: quantas vidas mais serão tiradas e quantas pessoas mais serão mutiladas em acidentes de trânsito? Este ano foram mais de cem atropelamentos e igual número de acidentes com vítimas. Cresci ouvindo que acidentes de trânsito no Brasil matam por ano mais do que os 50 mil que morreram na guerra do Vietnam. Isso sempre me incomodou. Será que não há nada que eu possa fazer? Pelo menos levantar a discussão de forma séria?

Eu penso que devemos pressionar as autoridades a tomarem medidas mais eficazes. Ora, se colocar um redutor de velocidade na saída de um viaduto complica o fluxo de veículos, porque o órgão responsável não o retira? Construir uma passagem de nível na entrada do Campus Universitário não melhoraria o tráfego da área? Por vezes eu me pergunto se as soluções apontadas, tanto o BRT quanto o monotrilho, e amos com preços sobrefaturados são solução. 

O que nos falta? Falta exercemos o nosso papel de cidadão e parar de reclamar do usuário que está no mesmo ônibus lotado. Tem que reclamar do poder público para exigir que as empresas coloquem mais veículos circulando ao menos no horário de pico. Tem que parar de buzinar e xingar o motorista ao lado porque o trânsito está parado e pedir providências para que as autoridades melhorem o tráfego na cidade, afinal de contas, essa é a função delas. Ou não?


domingo, 3 de abril de 2011

Eu bem te entendo Rodrigo!

Ontem estava vendo os tuites do Rodrigo Araújo (@RodrigoNaoSr) sobre a sua saída do microblog Twitter, para mim tuíter porque eu gosto mesmo é de usar a língua portuguesa, com um pesar e uma dor imensa. Não apenas pela sua saída, mas pelo significado que se encerra aí.

Conheci o Rodrigo via twitter no final de 2009, bem como tantas outras pessoas que se tornaram minhas amigas do mundo virtual para o real. Nessa época as mídias sociais eram uma válvula de escape, o espaço onde se discutia os temas importantes da sociedade de forma livre, sem amarras e expressando nossas opiniões e críticas. Era o verdadeiro espaço democrático!

Foi nesse período que começou o calvário de algumas pessoas como a Bianca Abinader e o Ismael Benigno Neto, que passaram a ser perseguidos por emitirem suas opiniões. Veio as eleições em 2010 e os candidatos passaram a ocupar o tuíter. Natural! O cyberespaço é livre e democrático. Mas a questão é que fazer a crítica e emitir opinião passou a ser algo perigoso. A criação de perfis fakes para atacar os críticos do poder foi algo usado de forma covarde. Não foram poucas as vezes que foram desmascarados, mas nem assim a estratégia mudou e segue mesmo depois de seis meses após a campanha.

Eu mesmo, depois de muita aporrinhação dos fakes, ataques e ameaças, deletei meu perfil. Mas depois pensei e decidi que não deixaria espaço para a mediocridade e menos ainda para os que ainda pensam que podem tudo e nada acontece. Sou de uma geração que viveu a época de ditadura e saiu às ruas defendendo não apenas o voto mas, sobretudo, a liberdade de expressão e o fim da censura.
Não me iludo, sei que as coisas melhoraram significativamente, mas ainda impera um certo domínio da informação que chega ao grande público. As redes sociais dão uma grande oportunidade a uma parcela ainda pequena da população, mas uma parcela crítica, formador de opinião. Essa parcela é pequena simplesmente porque a internet em Manaus é de péssima qualidade e preço muito alto.Mas ainda incomoda muito.
Havia conversado com o Rodrigo bem como outros tuiteiros de Manaus sobre a forte pressão que estamos sofrendo diariamente e no que resultou. Antes as pessoas falavam abertamente, davam retuítes em opiniões fortes, comentavam nos posts mais polêmicos de blogueiros igualmente polêmicos. Hoje, nem existem tantas opiniões contundentes, RTs são raros e comentários inexistem. O motivo? Ataques gratuitos e ameaças.

Quando as pessoas emitem suas opiniões, acabam se expondo. Entre tantas alegações dos tuiteiros que evitam se manifestar, está o de que alguns são funcionários públicos e temem algum tipo de retaliação. Outros porque possuem família e se preocupam com o futuro dos filhos, etc... Rodrigo fazia suas críticas justamente porque pensa no futuro dos filhos. Não quer deixar, a exemplo de muitos, um legado de uma cidade, um estado e um país de corrupção e de desmandos.

Ao mesmo tempo que ainda insistia em emitir opiniões de forma peculiar, Rodrigo foi sentindo que as pessoas cada vez mais se importavam menos e iam cuidar de suas vidas. Estão certas. Quer dizer, mais ou menos. Foram deixando de lado o exercício da cidadania através da emissão de opinião, foram cedendo ao que eu chamo de impostura de uma idéia através da supressão do contraditório, da crítica e da discussão dos problemas da sociedade em que vivemos. E isso tem um exemplo muito grande com a derrota do senador Arthur Virgílio.

Entendo a atitude do Rodrigo porque realmente chega uma hora que cansa e você acaba se prejudicando por expor sua opinião e se expondo. Sei de outras pessoas que também ainda se mantém no tuiter porque quando as opiniões divergentes somem, instala-se uma ditadura. Ah, aí você pensa que ditadura sé dá apenas quando os militares assumem o poder. Não. Ditadura é qualquer regime totalitário que se instala seja por imposição de uma idéia, conceitos ou pura e simplesmente por capricho. Não se pode fazer a crítica porque tem que se calar as vozes dissonantes.

Felizmente o Rodrigo apenas deletou o seu perfil no tuiter. Vi algumas pessoas falando como se ele tivesse morrido e sei que certamente muitas pessoas fizeram até festa de tanto que comemoraram. Mas a vida segue e sei que o Rodrigo continua com suas mesmas opiniões e ideais. Sei que ele participará na vida real de manifestações e ações de cidadania. Esse é o Rodrigo Araújo que eu conheço e admiro.


Ginásio mostra crescimento do Careiro-Castanho
















A inauguração do ginásio da escola João Lobo, no bairro de Novo Horizonte, feito com verbas de requerimento individual do ex-deputado federal Marcelo Serafim (PSB), encerra um ciclo dos investimentos em educação no Careiro-Castanho, município a 100 Km a Leste de Manaus. “Não é possível consolidar os investimentos em educação sem qualificar os professores, sem oferecer um salário digno aos educadores, sem oferecer merenda de qualidade e sem dar a alternativa de as crianças e os jovens praticarem esportes. Consideramos que é o ciclo completo de investimentos na área de educação, que garante a melhoria da qualidade de vida”, afirmou o prefeito Joel Lobo (DEM).

Este ciclo será repetido em outros bairros e nos demais distritos do Careiro-Castanho e será ampliado com a entrega de praças da juventude. “Acreditamos que o Careiro é o município do interior com a melhor infra-estrutura de esportes e devemos transformá-lo em pólo da área”, disse Lobo, referindo-se ao fato de que até o final do mês será inaugurada a Praça da Juventude com a presença do ministro dos Esportes, Orlando Silva Júnior. Ele ressalta ainda que todos os professores do município possuem graduação no ensino superior.

O deputado estadual Marcelo Ramos (PSB) representou o ex-deputado federal Marcelo Serafim, que viabilizou a construção do ginásio coberto através de emenda individual e salientou que a realização das obras no Careiro se dá devido à seriedade e respeito com o dinheiro público que a tual gestão tem por utilizar os recursos próprios ou através de convênios com o governo federal. “Essas obras mostram a capacidade do refeito, a seriedade que ele tem com a coisa pública e mostra que é possível fazer muitas obras sem que seja preciso se ajoelhar frente ao governo do estado. Quando o estado prejudica o prefeito Joel Lobo, ele na verdade está castigando o povo do Careiro”, disse Ramos.

Também esteve presente o prefeito de Apuí, Marcos da Macil, que aproveitou para conhecer outras obras como a creche que está em fase final de obras, os poços do programa Água para Todos, que já atinge 10 mil pessoas em um município com pouco mais de 36 mil habitantes, e a Praça da Juventude. “Não é vergonha para mim vir aqui no Careiro para saber como funciona projetos que beneficiam a população, pois esse é o nosso objetivo enquanto prefeito da minha cidade. Se deu certo aqui, podemos sim levar esses projetos para serem adaptados à nossa realidade”, concluiu Macil.

Creche do Careiro será inaugurada até o final de maio

A creche que atenderá 225 crianças no Careiro será inaugurada até o final de maio. Com 70% da obra concluída, esta é a primeira das três que foram obtidas aravés de convênios com o governo federal através do Ministério da Educação (MEC). “Se poder contar com ajuda do governo do estado, temos que buscar parcerias com o govenro federal. Mas para isso temos que estar com as contas em dia. Recursos existem, mas o que falta são bons projetos para trazer esses recursos. Foi assim com o governo Lula e até agora tem sido assim com o governo da presidente Dilma”, explicou o prefeito Joel Lobo.

Servindo de referência para outros município, como Apuí, Autazes, Careiro da Várzea e Iranduba, Lobo diz que isso é fruto de ter uma equipe tecnica bastante competente, que faz os levantamentos necessários para que os projetos sejam aprovados. “Não há segredo. É preciso que a prefeitura esteja adimplente porque é isso que a credencia para receber os recursos. É assim que conseguimos firmar convênios para adquirir as lanchas e ônibus para fazer o transportes escolar, para construir quadras, escolas creches. E isso nos deixa livres para fazer outras obras com recursos próprios”, revelou Lobo.

Será construída mais uma creche com capacidade de atender 250 crianças e uma outra para atender o maternal em um baro da cidade que ainda não foi definido. “Temos que investir no futuro e no presente do município. No futuro quando garantimos educação e cuidados desde a mais tenra idade e, no presente, quando damos condições para que os pais vão ao trabalho despreocupados por saberem que os filhos estão sendo bem cuidados”, concluiu o prefeito.