terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Como cometer um estelionato eleitoral

Estelionato é, de acordo com artigo 171 do Código Penal Brasileiro, quando você obtém para si ou para outrem vantagem ilícita.

É o que acontecerá nas eleições deste ano para o senado, caso Eduardo Braga seja eleito para um mandato de oito anos, mas permanecer no cargo apenas até 2012, deixando-o para disputar a Prefeitura de Manaus. Pra ser o prefeito da Copa 2014! Se liga eleitor!

Por Robson Franco

Estelionato

Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.

Pena - reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa.

Assim se define o crime de estelionato no Código Penal Brasileiro (CPB). Claro e naturalmente não estão previstos no CPB os casos de estelionato eleitoral, mas bem que poderiam! Naturalmente seria um deus nos acuda caso alguém propusesse esta lei e esta dificilmente seria aprovada!

O candidato favoritíssimo ao senado pelo PMDB, Eduardo Braga, está fazendo exatamente isso!

Será eleito agora, disputará a prefeitura em 2012, com grandes possibilidades de se eleger e, deixará seis anos de mandato no Senado, para o seu segundo suplente: Lirio Parisotto, que é nada mais , nada menos, o proprietário de uma empresa do Pólo Industrial de Manaus (PIM). A primeira suplente de Braga é a própria esposa, Sandra Braga. Alguém aí duvida se, caso eleito, Braga não chamaria a primeira-dama para ocupar uma secretaria na prefeitura, deixando a vaga no Senado para o empresário e segundo suplente?

Eu penso da seguinte forma: o candidato ao Senado deveria firmar um compromisso público de ir até o final de seu mandato. Cabe a nós, eleitores e cidadãos, cobrar isso deles e temos que fazer isso agora. Porque caso contrário, vamos ver se repetindo o que já aconteceu antes em um passado não distante, quando o segundo suplente do finado Gilberto Mestrinho assumiu. Quem era? Simplesmente Gilberto Miranda.

Os prejuizos podem ser enormes! Imagine um empresário ligado aos interesses de quem quer destruir a Zona Franca de Manaus assumindo uma vaga no Senado? É uma temeridade! Mais que isto: se um candidato se elege prometendo ir até o final do mandato e não vai, como confiar que vai realizar as promessas feitas durante a campanha? Ok gente, estou pedindo demais, mas os outros candidatos a senado deveriam cobrar isso dele!

Eu estou aqui fazendo a minha parte: candidato ao senado Eduardo Braga, o senhor vai cumprir o seu mandato de oito anos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário