quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A culpa é da população!

Com os recentes casos de morte causados pela dengue, vi em vários programas na televisão manauara as autoridades apressando-se em justificar que os óbitos foram causados por focos em locais de difícil acesso ou que os moradores das áreas em que as campanhas do combate à dengue não havia chegado.
Ora, desde há muito tempo é sabido que neste período a dengue tem um aumento de casos em função das chuvas. Ainda neste dia 9 de fevereiro o deputado Marcos Rotta, em seu programa na Band Manaus, disse com todas as letras que o problema da dengue era culpa dos moradores que mantinham locais como foco do mosquito da dengue! Tenha santa paciência! Para que ele tenha noção de que tem uma parcela significativa de culpa nisso, já que como fiscal do poder executivo estadual, ele tem que cobrar ações do governo para o caombate à doença, vale lembrar que aquele espelho d´água na frente da ALEAM é também um foco de mosquito da dengue.
Mas jogar a culpa na população não se restringe apenas ao caso de dengue. Outro dia vi no Amazônia em Notícias, na TV Amazonas, o superintendente da ManausTrans e a presidente do Detran apressnado-se em colocar a culpa dos acidentes de trânsito nos motoristas e pedestres, como se tudo o que os dois órgãos fazem impedisse os acidentes. Campanhas educacionais funcionam se forem feitas perenemente, acompanhadas de medidas duras.
A Lei Seca foi aprovada em todo o Brasil mas me parece funcionar apenas no Rio de Janeiro, onde são feitas não apenas campanhas educativas, mas também são feitas blitzen todos os dias, por todas as áreas da cidade e em horários diversos. Com isto mudou-se a postura dos motoristas, criou-se uma nova cultura, a do motorista da vez, quando um amigo fica sem beber quando acompanha os amigos na balada. Por que não fazer o mesmo em Manaus? O que custa? Nada!
No quesito lixo nos igarapés, pode até parecer que o poder público tenha razão quando muitas pessoas jogam os vasilhames pet em qualquer lugar. Mas até onde se sabe, o que adianta colcoar o lixo na rua perto do horário em que o carro do lixo vai passar, se por vezes ele não passa e a chuva chega antes? Porque o poder público não obriga as empresas fabricantes e usuárias dos pets de fazer a coleta, já que ela se beneficiará também com a reciclagem do material? Porque o cidadão tem que ser o responsável por tudo isso?
Estes são apenas algumas questões em que o poder público tem a obrigação de agir e tomar as medidas necessárias para evitar este tipo de problemas, não apenas começar a tomar medidas paliativas e ir colocando a culpa na população por se omitir de sua obrigação. Você, cidadão, tem que cobrar do poder público, caso contrário, ele sempre vai colocar a culpa do que acontece de ruim, na sua pessoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário