terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A força do interior!

Manaus, esta cidade-estado, tem uma importância fundamental não apenas na economia do Amazonas, mas também no âmbito político. Nestas eleições, no entanto, terá a forte concorrência do interior. Com o acesso à informação, os mais longes rincões estão mais antenados no que acontece na capital e vice-versa!

Por Robson Franco

Estava dando uma olhando os jornais velhos e me chamou a atenção o título de uma manchete: “Omar diz que fez mais em seis meses que Alfredo em sete anos”. Até aí nada demais porque quem tem boca vaia Roma e fala a bobagem que quiser. Inclusive eu! Até mesmo porque papel e gravador aceitam tudo mesmo! Mas mostra algo que precisamos sempre estar atentos!

Já faz tempo que ouço várias pessoas, de várias camadas da sociedade, falando do exagero que é a campanha institucional do governo do Estado. Quem vem de fora ou chegou há pouco tempo em Manaus, há de pensar que está tudo as mil maravilhas no Amazonas. Não que esteja ruim, bem longe disso, levando em consideração outros estados vizinhos e da vizinha região Nordeste. Mas tem algumas coisas que não devem deixar de ser registradas.

Poderia falar de violência, transporte coletivo, Copa 2014, mas como tem uma campanha eleitoral em andamento e com várias farpas sendo atiradas de lado a lado, bom manter o foco e ver como se configura esta disputa. Aliás, não consigo entender como tem gente que desvincula política do cotidiano e não percebe que está tudo imbricado. Como se as decisões dos parlamentares e dirigentes não causassem nenhum efeito em suas vidas.

Vai ser uma briga de cachorro grande, como se diz popularmente. Mas pode-se dizer que, a bem da verdade, vai ser briga de cachorro mesmo, pelo que se tem visto! Freqüentador assíduo das malhadeiras sociais e observador atento da realidade que me cerca, não me furto a perceber que o interior vai definir muitas coisas. Mesmo Manaus sendo uma cidade-estado e com um grau de politização maior, será nos grandes colégios eleitorais do interior (Parintins, Maués, Manacapuru, Itacoatiara, Coari, Tefé, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá e Manicoré), que as coisas esquentam.

Somados, estes municípios chegam a 600 mil habitantes e cerca de 350 mil eleitores. É um número a ser considerado. E há casos em que algumas eleições tiveram seus resultados alterados justamente com os resultados que vieram do interior. Em 1986, o hoje vereador Mário Frota foi dormir deputado federal e acordou nada. O pesquisador Marcus Barros também viu seu mandato de senador passar para as mãos do Gilberto Boto Mestrinho em 98, comprovando porque teve sua fama do cetáceo amazônida. Tá certo que estes resultados eram de quando as urnas no interior eram de pano. Há registro de que foram vistos boiando pelos rios Madeira, Amazonas e Negro algumas das ditas urnas.

O programa de rádio do Omar Aziz vem sendo reforçado para os municípios da calha do Madeira, sobretudo depois te terem sido apreendidos rabetas e implementos agrícolas no município de Apuí. Mas isto não é à toa e não apenas por isso! Braga, quando governador, foi lá e prometeu mundos e fundos ao prefeito daquele município, isto em agosto do ano passado! Num total de R$ 17 milhões, mas do qual o município não viu um centavo sequer. Tenho isto em vídeo e, graças à excepcional qualidade da internet em Manaus, não vou conseguir postá-lo aqui hoje, mas prometo fazê-lo assim que possível!

Alfredo Nascimento, por sua vez, limita-se a dizer que é o candidato do Lula e insiste em bater na tecla da BR-319! Venhamos e convenhamos, é um discurso muito fraco! Já deveria, já que se propõe a ser oposição ao atual governo do estado, ser mais contundente. Primeiro reconhecendo, como eu mesmo faço, as coisas boas que esta gestão fez, mas também colocando o dedo na ferida. Superfaturamento e obras fantasmas no Solimões são algumas destas coisas que merecem ser colocadas na pauta do dia, afinal de contas, é do dinheiro do imposto que todos paganmos que estamos falando! E isto merece pelo menos o respeito de ser colocado às claras, como quer Serafim Correa e colocou isto como condição para se aliar a Alfredo nesta campanha: transparência!

Estamos na era da supervelocidade da informação e não é mais como alguns anos atrás, em que as coisas aconteciam no interior e, quando sabíamos, já era tarde demais para ter efeito algum no momento mais importante em um processo eleitoral. Hoje, mesmo com esta internet de baixíssima qualidade que temos, é possível saber quase que em tempo real o que acontece pelo interior do Amazonas!

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário