domingo, 3 de abril de 2011

Eu bem te entendo Rodrigo!

Ontem estava vendo os tuites do Rodrigo Araújo (@RodrigoNaoSr) sobre a sua saída do microblog Twitter, para mim tuíter porque eu gosto mesmo é de usar a língua portuguesa, com um pesar e uma dor imensa. Não apenas pela sua saída, mas pelo significado que se encerra aí.

Conheci o Rodrigo via twitter no final de 2009, bem como tantas outras pessoas que se tornaram minhas amigas do mundo virtual para o real. Nessa época as mídias sociais eram uma válvula de escape, o espaço onde se discutia os temas importantes da sociedade de forma livre, sem amarras e expressando nossas opiniões e críticas. Era o verdadeiro espaço democrático!

Foi nesse período que começou o calvário de algumas pessoas como a Bianca Abinader e o Ismael Benigno Neto, que passaram a ser perseguidos por emitirem suas opiniões. Veio as eleições em 2010 e os candidatos passaram a ocupar o tuíter. Natural! O cyberespaço é livre e democrático. Mas a questão é que fazer a crítica e emitir opinião passou a ser algo perigoso. A criação de perfis fakes para atacar os críticos do poder foi algo usado de forma covarde. Não foram poucas as vezes que foram desmascarados, mas nem assim a estratégia mudou e segue mesmo depois de seis meses após a campanha.

Eu mesmo, depois de muita aporrinhação dos fakes, ataques e ameaças, deletei meu perfil. Mas depois pensei e decidi que não deixaria espaço para a mediocridade e menos ainda para os que ainda pensam que podem tudo e nada acontece. Sou de uma geração que viveu a época de ditadura e saiu às ruas defendendo não apenas o voto mas, sobretudo, a liberdade de expressão e o fim da censura.
Não me iludo, sei que as coisas melhoraram significativamente, mas ainda impera um certo domínio da informação que chega ao grande público. As redes sociais dão uma grande oportunidade a uma parcela ainda pequena da população, mas uma parcela crítica, formador de opinião. Essa parcela é pequena simplesmente porque a internet em Manaus é de péssima qualidade e preço muito alto.Mas ainda incomoda muito.
Havia conversado com o Rodrigo bem como outros tuiteiros de Manaus sobre a forte pressão que estamos sofrendo diariamente e no que resultou. Antes as pessoas falavam abertamente, davam retuítes em opiniões fortes, comentavam nos posts mais polêmicos de blogueiros igualmente polêmicos. Hoje, nem existem tantas opiniões contundentes, RTs são raros e comentários inexistem. O motivo? Ataques gratuitos e ameaças.

Quando as pessoas emitem suas opiniões, acabam se expondo. Entre tantas alegações dos tuiteiros que evitam se manifestar, está o de que alguns são funcionários públicos e temem algum tipo de retaliação. Outros porque possuem família e se preocupam com o futuro dos filhos, etc... Rodrigo fazia suas críticas justamente porque pensa no futuro dos filhos. Não quer deixar, a exemplo de muitos, um legado de uma cidade, um estado e um país de corrupção e de desmandos.

Ao mesmo tempo que ainda insistia em emitir opiniões de forma peculiar, Rodrigo foi sentindo que as pessoas cada vez mais se importavam menos e iam cuidar de suas vidas. Estão certas. Quer dizer, mais ou menos. Foram deixando de lado o exercício da cidadania através da emissão de opinião, foram cedendo ao que eu chamo de impostura de uma idéia através da supressão do contraditório, da crítica e da discussão dos problemas da sociedade em que vivemos. E isso tem um exemplo muito grande com a derrota do senador Arthur Virgílio.

Entendo a atitude do Rodrigo porque realmente chega uma hora que cansa e você acaba se prejudicando por expor sua opinião e se expondo. Sei de outras pessoas que também ainda se mantém no tuiter porque quando as opiniões divergentes somem, instala-se uma ditadura. Ah, aí você pensa que ditadura sé dá apenas quando os militares assumem o poder. Não. Ditadura é qualquer regime totalitário que se instala seja por imposição de uma idéia, conceitos ou pura e simplesmente por capricho. Não se pode fazer a crítica porque tem que se calar as vozes dissonantes.

Felizmente o Rodrigo apenas deletou o seu perfil no tuiter. Vi algumas pessoas falando como se ele tivesse morrido e sei que certamente muitas pessoas fizeram até festa de tanto que comemoraram. Mas a vida segue e sei que o Rodrigo continua com suas mesmas opiniões e ideais. Sei que ele participará na vida real de manifestações e ações de cidadania. Esse é o Rodrigo Araújo que eu conheço e admiro.


8 comentários:

  1. Puxa vida, então o Rodrigo saiu do tuírer mesmo... pensei que tinha falado alguma merda e ele tinha deixado de me seguir, mermo... me chatearia menos se fosse isso! Pena! Gostava das tuitadas críticas do moço... é chato isso, a pessoa não pode mais ter opinião, ainda mais se discordar de alguma coisa. Isso já tava rolando no real, e agora no tuiter também tem esse policiamento a cada coisa que a gente diz, querem mandar no que a gente pensa... pena que tenham conseguido calar o Não Senhor... mas será por pouco tempo, assim esperamos!

    ResponderExcluir
  2. ele vai voltar, um soldado nunca se cala.

    ResponderExcluir
  3. Ele vai voltar !!! EU ACREDITO NISSO!

    ResponderExcluir
  4. Conheço o Rodrigo desde criança e sei que ele é guerreiro e vencedor! Volta Rô! #TamojuntoSempre

    ResponderExcluir
  5. Uma das coisas que mais odeio nessa vida, é quando usam o que eu disse contra mim mesmo. Por mais que seja uma simples opinião sobre uma partida de futebol, ou até as mais complicadas, como a minha, digamos visão diferente de Deus.
    Tem gente que pensa que é o próprio Ser Supremo, que nunca deve ser contrariado e jamais questionado. Pois, eu já questionei Ele, e não foi por conta das mazelas do mundo, foi por Ele deixar que certas pessoas se achem tão importantes quanto Ele próprio. Mas isso é outra história.
    Outra coisa que me deixa indignado é a incapacidade de certas pessoas de discernir uma opinião de uma acusação. Quando externamos uma opinião queremos apenas fazer parte de uma coisa chamada DEMOCRACIA, mas tem gente que insiste em viver sob a sola da opinião alheia, tem preguiça ou medo de PENSAR, DE AGIR, DE LUTAR por suas próprias crenças e opiniões. Gente assim, infelizmente, ainda é maioria no nosso Estado, gente assim é que elege gente ASSIM:
    CORRUPTA.
    TRAMBIQUEIRA.
    SEM-VERGONHA.
    DESONESTA.
    Uma voz deu um tempo, outras virão e gritarão mais alto ainda:
    INCORPORO A REVOLTA!

    ResponderExcluir
  6. josé uma porra, @abreuneto aí em cima.

    ResponderExcluir
  7. Liberdade de Expressão

    A Constituição Federal regula a liberdade de expressão. As principais disposições normativas são:

    Art. 5°, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

    Art. 5°, IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    Art. 5°, XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardo do sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;

    Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a. informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

    §1° - Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no
    art. 5°, IV, V, X, XIII e XIV;

    §2° - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

    Qual o âmbito de proteção constitucional da liberdade de expressão e informação, tendo em vista que a Constituição Federal veda qualquer forma de censura prévia?

    A liberdade de expressão e informação abrange a liberdade de externar idéias, pensamentos e opiniões que, por sua própria natureza abstrata, não são susceptíveis de comprovação e o direito de comunicar e receber informações sobre fatos ocorridos na sociedade susceptíveis à prova da verdade. Portanto, o direito à informação tem como limite interno a veracidade dos fatos divulgados. Todavia, essa veracidade refere-se à verdade subjetiva e não à verdade objetiva. Vale dizer, o que se exige é um dever de diligência ou apreço pela verdade no sentido de que o comunicador entre em contacto com a fonte dos fatos para verificar a seriedade da notícia antes de qualquer divulgação.

    @politicos_am

    ResponderExcluir