quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A feira aos feirantes!

A discussão sobre o fim a ser dado a feiras em Manaus vai longe. Mas vamos a questões pontuais. Vi o presidente do Implurb, Manoel Ribeiro, afirmar em entrevista a uma emissora local, que a prefeitura tem conhecimento de que existem pessoas que possuem mais de dez, 20 box nas feiras da cidade e as exploram alugando para feirantes.

Ora, para isso ser possível, é claro que conta com a anuência da prefeitura. Sim claro, naturalmente vão colocar a culpa nas administrações passadas. Só não podem esquecer que tanto Amazonino quanto Ribeiro já foram prefeitos de Manaus e não faz muito tempo, logo, também têm responsabilidades.

Aliás, abrindo um parênteses aqui, vale lembrar que Amazonino, quando governador, escurraçou Ribeiro da prefeitura, inclusive com reação à bala do Manoel Pracinha. Se fosse eu, nunca mais olharia na cara um do outro.

A proposição de Amazonino segue em regime de urgência e, como tem maioria, não deverá ter dificuldade em aprovar a mensagem dando a concessão das feiras e mercados por 30 anos, prorrogáveis por mais 30. Dizem que isso é privatização e a prefeitura diz que é concessão. O fato é que o panavoeiro está armado.

Particularmente eu penso que se for para dar a concessão, que as dêem aos próprios feirantes. Eles sabem do que precisam e de que forma podem administrar. Também vi várias pessoas falando que os feirantes poderiam formar associações ou cooperativas para participar do processo licitatório. Ocorre que, dependendo do formato da licitação, essas cooperativas, por serem recentes, caso sejam constituídas a tempo, não poderão participar tendo em vista o seu curto período de existência.

Por outro lado, o que fazer com as pessoas que acabaram virando empresários das feiras e mercados? Devem ser punidos por formar um monopólio? E quem permitiu fazer esse monopólio, o que acontece com eles?

Você cidadão, tem a obrigação de participar mais efetivamente dessa e tantas outras discussões para que não sejas pego de surpresa por medidas esdrúxulas!


Um comentário:

  1. Eu, como cidadã, concordo que é preciso uma organização, por parte dos próprios feirantes. Mas não concordo que alguém tenha 10 ou 20 box e os alugue. Acho que o máximo de cinco está de bom tamanho, por que Só assim teremos uma coisa mais justa. Ora, se o feirante já está numa situação complicada, ainda tem que pagar aluguel? Que o pague direto para a Prefeitura e assim pode cobrar direto e com maiores direitos, batendo no peito: eu pago por este lugar e quero que ele seja melhor!

    ResponderExcluir