quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Choque de ordem é falácia Amazonino!

Quando se houve falar em choque de ordem imagina-se uma série de medidas de grande envergadura, que vá modificar a rotina de uma determinada parcela da sociedade ou toda ela. Hoje a prefeiura, ops, prefeitura de Manaus resolveu aplicar o tal choque de ordem no trânsito. mas o fez em apenas uma rua de um onjunto de classe alta e depois anunciaram que irão fazer em outros bairros, desta vez de lasse média-alta.

Ora, se é para fazer isso, que siga o exemplo do Rio de Janeiro. Quando da aplicação da Lei Seca, o Detran-RJ colocou os seus servidores nas ruas, executando blitz diariamente, em horários e locais alternados, reduzindo dessa maneira não apenas acidentes, mas também o número de vítimas fatais.

Por aqui até que o Detran-AM recebeu do governo federal mais bafômetros, gastaram rolos e rolos de dinheiro em material de campanha, mas pararam por aí. Nada de prático mesmo foi feito. Não se vê nenhuma blitzen nas ruas, a não ser aquelas que servem apenas para achacar os motoristas. Disso aí a população está cansada.

Sei que muitas pessoas apoiarão uma blitz que seja para checar se a pessoa está alcoolizada, se há arma de fogo dentro ou para fazer cumprir as leis vigentes. O cidadão mesmo não se incomoda de entrar em uma batida policial por estar em conformidade com a lei. É um transtorno? Sim, mas ele sabe que está sendo beneficiado porque a lei está sendo cumprida. Aliás, esse é o princípio do Choque de Ordem: cumprir as leis. E não fazer um oba-oba em cima de uma obrigação

Choque de Ordem é coisa séria, feita por pessoas sérias. Não é o caso dessa administração que presenteia os amigos com indenizações milionárias, aluguéis de casas que não são utilizadas. Choque de ordem tem que começar em casa, para servir de exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário