segunda-feira, 14 de março de 2011

Este Negão é um brincante!

Post originalmente publicado no http://www.naosenhor.com.br/ no dia 11 de junho de 2010


Aumento da tarifa de ônibus é uma coisa muito séria e deveria ser tratada com respeito pelos gestores desta província! O alcaide brinca com coisa séria! Como está refém de quem ajuda a bancar suas campanhas, não pode dizer não aos empresários que, por sua vez, não se veem na obrigação de cumprir com o que é exigido no contrato de concessão de serviço público. Já havia escrito em outra oportunidade sobre o assunto anteriormente, colocando a minha palavra de usuário e penso que isto apenas é o começo de uma discussão que deve ser perene, para sempre avançarmos.

Por Robson Franco.

Passei alguns minutos para digerir a notícia de que teríamos aumento na tarifa de ônibus para R$ 2,25. E olha que receber uma notícia dessas, logo no café da manhã e vendo a qualidade dos coletivos que circulam pela cidade, é intragável mesmo! Chega a dar congestão sem ter comido nada.

Alegar que as empresas estão quebradas é álibi sem-vergonha! Se elas estivessem quebradas mesmo, os empresários já teriam se retirado do serviço há muito tempo. Não conheço, em nenhum setor empresarial, nenhum caso de empresa que esteja operando no prejuízo. Sobretudo se é um setor essencial com planilhas de custos que nunca são mostradas, como é o caso do transporte coletivo em Manaus.

Lembro bem que, o hoje deputado federal Francisco Praciano, então vereador, cansou de questionar os números lançados na famigerada planilha de custos. Nunca foi revelado ou, como dizem os que gostam de clichês, jamais abriram a caixa-preta da tarifa de ônibus em Manaus. De tanto questionar e pesquisar sobre o tema duas coisas aconteceram com Praciano.

A primeira é que ele virou especialista no assunto e me falou certa vez que tem alguns dados a serem considerados na tal planilha, como Taxa de consumo médio por percurso rodado. A segunda é que de tanto martelar sobre a questão que atinge centenas de milhares de pessoas, acabou se elegendo deputado federal. Portanto Negão, presta atenção no serviço porque deste jeito tu acabas sendo o maior cabo eleitoral da oposição. Se bem que, neste caso, tenho que reconhecer que é um bom serviço que nos presta.

Mas em se tratando de Atrazonino, ops, Amazonino Mendes, eu até que entendo! Não aceito, mas entendo. Trata-se de uma coisa que o @BlogdoBentes chama com um termo bem apropriado: vendeta! Para quem não sabe, vendeta é italiano e significa vingança. Este sentimento que mostra o quanto a pessoa é tacanha, há muito vem consumindo o alcaide e piorou desde que o Ministério Público do Trabalho fez o seu serviço e mediou as negociações entre o Sindicato dos Rodoviários e o Sinetram, a respeito da greve que paralisou Manaus por algumas horas.

E como em toda vendeta tem que ter sempre um lado que ficará bem mal, este lado será o da população manauara (me recuso a usar o termo manauense. Quando convencerem um marajoara a aceitar ser chamado de marajoense, me avisem!). A tarifa vai subir, mas o que mais me preocupou foi o fato de não ver nenhuma das chamadas lideranças da sociedade civil organizada, como Diretório Central do Estudantes (DCE), União Municipal dos Estudantes (UMES) ou qualquer outra entidade que se esconda atrás desta categoria chamada estudante. Ao invés disso, todos ligados na abertura da Copa. Nada contra, hein!?

O Negão tá ficando velho, não besta! Deveria conceder este reajuste logo após o Sinetram ter aceitado dar a migalha de 4% de aumento aos rodoviários e mais 2,5% de benefícios indiretos, mas pegaria mal demais. Esperou um momento mais oportuno, sabedor que é da paixão que tem o povo por futebol, para fazer o anúncio. Escolheu a abertura da copa. Bem apropriado para ele, que não viu resistência sequer na coletiva de imprensa. Nenhuma pergunta do tipo: Se as empresas estão quebradas, porque não se retiraram então? Ou ainda: Se os ônibus estão velhos, porque a prefeitura,via IMTT, não multa as empresas por não cumprirem o que está no contrato de concessão de serviços?

Mas nada... Nenhuma centelha sequer de reação de nenhum setor. Como não me calo, lá vou eu dar uma de exército de Brancaleone ou exército de um homem só e cutucar a ferida. Mas me sinto como aquele rapaz que ficou na frente dos tanques na Praça da Paz Celestial, em Pequim, há uns anos atrás. Quem quiser que se junte e vamos discutir esta tal planilha de custos da tarifa de ônibus. E com transparência, por favor!

Post Scriptum: E não me venha o senhor alcaide núbio me dizer que a culpa é da administração passada porque ele mesmo falou, tão logo assumiu o cargo, com todas as letras, que “resolveria o problema do sistema de transporte em 90 dias”. Já se passaram 524 e nada foi feito. Aliás, foi feito sim: conseguiram piorar o que já era ruim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário