segunda-feira, 14 de março de 2011

Palavra de usuário vale?

Post originalmente publicado no www.naosenhor.com.br no dia 27 de maio de 2010


Atrazonino, ops, Amazonino falou que faria administração moderna. Alguém tem que apresentar a ele o conceito de modernidade e dizer que ouvir os usuários de qualquer serviço que a prefeitura tenha gerência faz parte desta tal modernidade.

Por Robson Franco.

Não sei se o prefeito anda pelas ruas da cidade. Me parece, pelas medidas anunciadas nos últimos dois dias, que não. Aliás, abro um parenteses aqui para recordar uma notícia que vi no Jornal do Amazonas semana passada, em que o Prefeito ordenou que o IMTT tomasse providência em relação ao trânsito em uma determinada área porque ele ficou 20 minutos preso em um engarrafamento. Isso dá a exata medida de como ele está interesado em resolver os problemas da cidade. Não o afeta, não é com ele.

Quem me acompanha no tuiter sabe que eu sempre falei que se a Pefeitura contratar um engenheiro de tráfego já resolve 80% dos problemas de trânsito em Manaus. Mas tem certas coisas que já não tem mais como consertar, como passagens subterrâneas sem acostamento e novas vias que ligam nada a lugar nenhum. Tudo, naturalmente, feito a peso de ouro e por empresas já previamente escolhidas.

O transporte coletivo em Manaus tem solução que requer medidas drásticas e não-corruptas. Abrir o mercado para outras empresas, se bem que isto já não depende do cartel do transporte que existe em Manaus, mas do que manda no Brasil. Cobrar as metas estipuladas nas concessões às empresas que operam em Manaus, como a renovação das frotas e a manutenção dos carros que circulam atualmente. Tá certo que uns já deveriam ter sido aposentados e tirados de circulação. Alguns veículos trafegam em Manaus oferecendo condições desumanas a seus usuários. Algumas linhas como 611, 604, 353 e tantas outras que servem a Zona Norte e Zona Leste são vergonhosas.

Claro que não há compromisso da prefeitura, gestora do sistema, com o usuário. Na última greve dos ônibus, ficou patente a ingerência do alcaide na questão e ele deve ter ficado fulo da vida porque o Ministério Público do Trabalho tomou a frente e chegou a um termo entre o Sindicato dos Rodoviários e o Sinetram. Amazonino não pôde ficar de salvador da pátria. Menos mal para nós!

Quando faço uma crítica, costumo apontar soluções. Ano passado, quando o alcaide tentou instalar o caos no sistema de tansporte quis fazê-lo dando um aumento na tarifa dos alternativos, em sua maioria feito por cooperativas. O Aumento na tarifa cobrecarregaria o já estrangulado sistema coletivo e pediria uma medida mais drástica do poder público, como intervenção e eventual contratação sem licitação. Não funcionou porque as cooperativas, ao contrário das outras empresas, não visam lucro, mas sim o bem estar de seus cooperados. Amazonino teve que recuar. Este ano, já escaldado, aumentou a tarifa e ameaçou cancelar a concessão das cooperativas. Só assim aceitaram o aumento.

Mas tem um problema no trânsito que as cooperativas poderiam resolver, sem ter que esperar pela tal licitação que virou novela para aumentar a frota de ônibus alternativos. Conversei com o Equias Subrinho, presidente da Federação das Cooperativas de Transportes do Amazonas (Fecootram) e sugeri que ele fizesse uma proposta às escolas particulares para fazer transporte escolar. Isso reduziria sensivelmente as filas duplas em várias vias de acesso no horário de pico do trânsito em Manaus. Não apenas isso, reduziria custos para os pais e também contratempos. Nenhum pai ou mãe teria que sair correndo do trabalho para ir buscar ou deixar os filhos na escola. Menos carros no trânsito, menos nervosismo nas ruas!

Ônibus climatizado em Manaus é necessidade básica. Me questionaram uma vez se uma mulher com cinco filhos, todos gripados, entrando no ônibus, qual seria o procedimento? É para tratar da regra ou da exceção?

Porque os ônibus são tão mal-cuidados em Manaus? Basta os empresários cuidarem melhor de seus funcionários, oferecerem condições mais dignas de trabalho e eles não vão depredar os veículos. Já vi alguns fazendo isso. Não concordo com o pensamento deles, mas entendo e sempre pondero que isso não resolve nada e é feito por minoria. Quer aumento de salário, engrosse o coro do seu sindicato, fortaleça a sua entidade representativa e terás poder de nogociação com os patrões.

Minha pequena contribuição ao debate sobre o sistema de transporte coletivo em Manaus. Não existem soluções mágicas, mas é preciso que se abram as discussões e o principal interessado, o usuário seja ouvido. Prefeito, faça um pesquisa, de preferência use o Instituto de Pesquisas do Departamento de Estatística da Ufam, que vai sair mais barato e mais confiável! Ainda lá na Ufam, na Faculdade de Tecnologia, existe um departamento que cuida de tânsito. Seja humilde e busque auxílio com quem sabe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário