quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Agora é oficial: habemos milícias!

Quando anunciaram o programa Ronda nos Bairros, há dois anos atrás, previ que teríamos sérios problemas com uma possibilidade muito grande de em breve termos milícias por toda a cidade. A razão é simples: temos uma polícia recheada de corruptos, dependentes químicos e alcoolátras. Isso a cúpula da segurança, incluindo o governador, sabem muito bem. Evidentemente que não é a maioria, pois eu acredito que há muita gente boa na polícia.

Pois bem! Não é raro ouvirmos conversas de que alguns policiais merendam de graça em alguns estabelecimentos comerciais, passam mais vezes por outros e assim sucessivamente. Não à toa vem daí o termo "pegar o da merenda". Desde a semana passada venho colhendo informações sobre o fato de um policial ir visitando os comerciantes da região onde moro, na zona Centro-Oeste de Manaus, anunciando o serviço de segurança e cobrando R$ 20 por dia de quem quiser ter "segurança garantida".

Ora, se isso não for serviço de milícia, quero mudar meu nome. Obviamente que nenhum comerciante quis se identificar e, tenho certeza, que você aí deve ter escutado alguma história dessa natureza. Andei por alguns bairros em outras zonas da cidade e também ouvi a mesma história, variando apenas os valores que, em alguns casos, chegaram a R$ 50 por dia.

Eu não sei onde chegaremos, só sei que desta forma não dá para ficar. Mesmo com o Ronda nos Bairros, anteontem, em plena duas da tarde, assaltaram um comércio lá perto de casa e ainda ocorrem assaltos nas paradas de ônibus em alguns horários. Ok, diminuíram, mas ainda há um clima de insegurança pela cidade.


Um comentário:

  1. Sem esquecer que as câmeras das viaturas estão sempre viradas prá trás para não registrar este e outros atos irrregulares

    ResponderExcluir