quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Transporte público é coisa séria!

Apavorante isso! Coisas de Manaus!

É um descalabro mesmo! Esse tipo de imagem, nós, aqui de Manaus, estamos acostumados a ver pela televisão lá o Rio de Janeiro, com as pessoas se dependurando nos trens. A imagem registrada pelo Washinton Lins hoje pela manhã dá uma ostra do quanto de trablaho o prefeito Arthur Neto terá para resolver esse problema que a cada dia piora mais!
 
Melhorar o asfaltamento o prefeito sabe que tem que fazer. Deixar de ser refém dos emrpesa´rios que muito exigem e pouco fazem para melhorar o transporte coletivo é uma outra atitude necessária. Obras como o BRT e monotrilho também serão necessárias, mas é preciso pensar em soluções práticas, eficientes e de curto prazo. Mas quero dar minha contribuição de cidadão preocupado com os rumos que nossa cidade vem tomando nos últimos 30 anos:
 
1 - Aumento da frota dos ônibus. Uma cidade com dois milhões de habitantes não pode ter apenas 1.500 ônibus para atender a população. Cria-se diversos gargalos e obriga-se o trabalhador e o estudante a sair de casa mais cedo ou, na pior das hipóteses, viajar imprensado ou, como na foto, por fora do ônibus. Ah, os empresários reclamarão que não tem dinheiro para comprar mais ônibus e nem para contratar pessoal. Pede para sair e dê vez a quem quer. Tenho certeza que existem empresas, ou cooperativas, que aceitariam o desafio. Vivem reclamando, mas não largam o osso, né?
 
2 - Ampliação do horário de circulação dos ônibus. Ora, Manaus tem um setor comercial forte, com atividade noturna e diversificada e, justamente por isso mesmo, já deveria ter um horário de circulação de ônibus em horários maiores que o de 5h às 0h. Ampliar o horário para 2h já melhoraria muito a vida de muitos trabalhadores que tem que sair correndo e preocupados em não perder o último ônibus. Sem contar quem com frota maior e horário distendido, geraria mais empregos para os rodoviários.
 
3 - Controle e gerenciamento da frota através de GPS. Lembro que quando Amazonino assumiu há quatro anos, aumentou a tarifa dizendo que uma parte dela (R$ 0,05 de cada passagem, salvo engano) seria destinado a implantação do Gerenciamento Integrado do Sistema (GIS) que mostraria onde os ônibus estariam, a que velocidade e quanto tempo demoraria para chegar em cada parada. O mandato acabou, os empresários receberam os recursos e nada fizeram.
 
4 - Dar mais espaço para as cooperativas de transportes. Vejo há oito anos a briga das cooperativas para receberem mais espaço dentro do sistema de transporte coletivo. Fazem um bom serviço e precisaria regulamentar melhor, obviamente, mas seria uma concorrência para as outras empresas que operam e as forçaria a oferecer um serviço melhor. Como Amazonino não teve apoio delas durante a campanha, tratou de dificultar ao máximo a operação das mesmas, desconsiderando o usuário e apenando-o.
 
5 - Criar mais linhas transversais. Hoje temos poucas linhas que cruzam Manaus. A maioria das linhas vai do bairro até o centro e volta. Com um número maior de linhas cruzando a cidade, facilitaria o transporte das pessoas, reduziria a necessidade dos terminais de integração (O T1 e o T2 devem ser extintos até o final do ano).
 
6 - Ampliar o horário da integração temporal, com o objetivo também de reduzir a necessidade dos terminais de integração.
 
São poucas medidas e que podem ser implementadas sem grande esforço, em pouco tempo e até mesmo com poucos recursos. Esta é minha contribuição e serve pelo menos para ser discutida.
 

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